Skip to content

XIV Capítulo da Custódia: Segundo dia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Dia intenso! Dia produtivo! Intenso e produtivo são as duas características que dizem bem o segundo dia do XIV Capítulo dos Capuchinhos de Cabo Verde.

Depois das Laudes e do pequeno almoço, retomámos os trabalhos em Aula Capitular às 9h00 onde retomámos a discussão do Relatório do Custódio apresentado ontem.

Depois dessa discussão, o Frei Napoleão Gomes, ecónomo da Custódia, apresentou o Relatório Económico. Frei Napoleão sublinhou como as nossas obras, sociais e lucrativas, sofreram com a Pandemia nesse último ano. Sublinhou também que, mesmo diante das dificuldades da Pandemia, (aliás exatamente por isso) as nossas obras sociais fazem mais sentido, para continuarmos a estar no meio do povo. 

Discutido que foi o Relatório económico tivemos a graça da presença do Bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes, que presidiu, ao meio dia, a nossa celebração Eucarística.

Dom Ildo, a partir da figura de Moisés que a Liturgia nos apresentava, pediu-nos que fôssemos, homens que não abandonam o povo de Deus, apesar de tudo.

O almoço foi servido às 13h00 ainda com a presença do Sr. Bispo. 

Retomámos os trabalhos às 16h00 com a apresentação e discussão dos Relatórios da Formação e das Missões (Boston, São Tomé e Príncipe e Centro Missões – Itália). O dia de trabalho terminou com as Vésperas e o jantar. 

Para amanhã temos programado a apresentação do Relatório da Comunicação Social (Jornal Terra Nova e Rádio Nova de Maria) e dedicaremos todo o restante tempo ao tema central do Capítulo “reavivar o carisma para um mundo mais fraterno”, com a apresentação do “instrumentum laboris” preparado pela comissão preparatória do Capítulo em vista a traçar o futuro.