Skip to content

Os Capuchinhos

Ordem dos Frades Menores, em seu esforço por permanecer fiel às intenções do fundador, São Francisco de Assis, passou por muitas dificuldades ao longo de sua história, o que a levou a desacordos e organizações diferentes. 

Os três ramos maiores da Primeira Ordem, os Frades Menores, os Frades Menores Conventuais e os Frades Menores Capuchinhos, tiveram cada um sua organização e estrutura legal, mas todos apelam para São Francisco como seu pai e fundador.

Os Capuchinhos são o ramo mais recente, de 3 de junho de 1528, quando alguns Frades Menores das Marcas (Itália) quiseram viver uma vida mais estrita de oração e de pobreza para estarem mais perto das intenções originais de São Francisco. Graças ao apoio da Corte Pontifícia (através de Catarina Cibo, sobrinha do Papa), o novo ramo obteve bem depressa o reconhecimento e cresceu rapidamente, primeiro na Itália e depois, após 1574, em toda a Europa. Em Cabo Verde estão de forma estável desde 1947.

O nome “capuchinhos” refere-se à forma especial do longo capuz; no começo foi como um apelido, depois passou o nome oficial da Ordem, que atualmente existe em 106 países em todo o mundo, com cerca de 11.000 frades que vivem em mais de 1700 comunidades (fraternidades). Simplicidade, proximidade do povo, espírito fraterno em nossas casas e no apostolado são os sinais visíveis que caracterizam nosso estilo de vida, ainda que tenha que ser incrementada a importância dada pelos primeiros capuchinhos à PENITÊNCIA-POBREZA E À VIDA DE ORAÇÃO AFETIVA: “… levantavam-se à meia noite e rezavam muito devotamente com muitas lágrimas e suspiros” (Leg 3Comp., 41, 7).

Além da Ordem Capuchinha de homens, existem muitos mosteiros contemplativos de monjas Capuchinhas e numerosas congregações religiosas de mulheres que se inspiram no carisma capuchinho, fundadas muitas vezes com a assistência de um frade capuchinho.

0-1

A Ordem Franciscana Secular, para os leigos, é uma organização independente que compreende toda a variedade franciscana. Menores, Conventuais, Capuchinhos e outros membros da Família Franciscana dão assistência espiritual à Ordem Franciscana Secular.

Todos esses grupos de religiosos e religiosas professos e os franciscanos seculares formam juntos a Família Franciscana.

Os frades Capuchinhos se identificam com o povo e com as causas eclesiais e sociais. Iniciaram sua presença e missão em Cabo Verde em 1947, nas ilhas do Fogo e Brava, provenientes de Turim, Itália. Os pioneiros atendendo ás necessidades missionárias e apostólicas se ocuparam dos mais pobres e desfavorecidos e de actividades paroquiais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print