Skip to content

O grande encontro dos Capuchinhos de Cabo Verde já começou

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sob a inspiração do Espírito Santo, que São Francisco de Assis elegeu como o Ministro Geral da Ordem Franciscana, começa nesta segunda feira, 26 de julho, mais um grande encontro dos Frades Capuchinhos de Cabo Verde. 

De 26 a 30 deste mês, o Capítulo da Custódia vai reunir frades que trabalham em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Boston e Itália para avaliar o último governo e definir os rumos da Ordem no próximo triénio, além de eleger o novo Ministro Custódio (superior)  e o seu Conselho.

Este momento decorrerá  na casa sede dos Capuchinhos em Cabo Verde, a chamada Domus Ordinis (Casa da Ordem) em Pedreira, Cidade de Mindelo. 

Este grande evento para a Ordem dos Irmãos Capuchinhos de cabo Verde tem como tema: Reavivar o carisma franciscano-capuchinho para um mundo mais fraterno. 

Os Capítulos sempre tiveram importância na vida da Ordem, para que os frades não percam de vista o espírito primitivo fundacional. Já de início, São Francisco exigia de seus frades encontros fraternos como condição fundamental de vida. Hoje, o Capítulo, nos seus vários níveis, é uma assembleia que reúne irmãos de profissão perpétua. Este Capítulo vai eleger também um novo Custódio visto que o Frei António Fidalgo de Barros, 73 anos, cumpriu já os dois mandatos previstos nas Constituições dos Capuchinhos e não poderá ser reconduzido.  

O Frei Roberto Racagni, Ministro Provincial de Piemonte, Província de que Cabo Verde depende, vai  presidir este XIV Capítulo.