Skip to content

Juventude Franciscana (Jufra)

Jovens da Jufra de Cabo Verde

O QUE É A JUFRA?

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vida cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, comprometem-se com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana.

A JUFRA é um grupo de jovens que tomou consciência de que deve esforçar-se para melhorar o mundo e que a melhoria do mundo começa a partir de si mesmo.

A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso, nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular. Segundo o Estatuto da JUFRA de Cabo Verde, ela é uma associação civil com caráter e objectivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

OBJETIVO DA JUFRA?      

O objetivo do movimento é despertar o jovem para a vivência franciscana, levando-o a uma experiência de vida de fraternidade, criando condições para que viva o Evangelho no contexto da realidade actual, buscando a transformação da sociedade à luz do carisma franciscano e da Regra da OFS. Em suma, a JUFRA é um projeto de ações que atrai pessoas e depois as educam para agirem no mundo, orientadas pela vontade de Deus e de acordo com uma filosofia de vida.

A JUFRA é uma obra pastoral voltada para a Juventude. Entretanto, enquanto obra pastoral, ela é específica. Dizemos pastoral específica porque esta obra está vinculada a um carisma específico que é o carisma franciscano secular.

ORGANIZAÇÃO DA JUFRA          

A JUFRA se organiza em Fraternidades e cada uma dessas fraternidades se constitui numa porta por onde os adolescentes e jovens ingressam na Família Franciscana Secular. Ao mesmo tempo, cada fraternidade é, também, o lugar onde acontecem as vivências educacionais daquilo que é orientado e determinado pelas Diretrizes de Formação da JUFRA de Cabo Verde.

A JUFRA institucionalmente é OFS, contudo, enquanto obra pastoral, a JUFRA goza de autonomia no que diz respeito à sua “gestão”. Isto quer dizer que ela tem liberdade absoluta para escolher todos os seus dirigentes, definir as suas metas, as suas estratégias, etc.

A JUFRA quis ser e continua sendo um movimento de renovação dentro do franciscanismo, no sentido de ser uma pastoral voltada para a conquista dos jovens, dos adolescentes e das crianças, com proposta vocacional específica para o franciscanismo secular, o que implica no fato de se constituir em importante porta de ingresso para a OFS. Mas, também dizemos de renovação por causa de sua especialização no trabalho com as referidas faixas etárias, que veio a somar na Família Franciscana um importante instrumento, adequado às exigências da sociedade atual.

A JUFRA E OS FRADES

A Jufra conta com preciosas ajudas! Cada fraternidade deve ter o acompanhamento de um(a) assistente espiritual – frade ou irmã que devem orientá-los quando ao carisma – e também um(a) irmão(ã) da OFS, chamado de animador fraterno, cuja função é caminhar junto e partilhar a vivência da espiritualidade franciscana enquanto leigo.

CLICA AQUI E CONHEÇA MELHOR A JUFRA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print