Skip to content

Casa Santa Clara

O Centro Santa Clara faz referência à jovem Clara de Assis que conjuntamente com S. Francisco de Assis fundou a segunda Ordem Franciscana (feminina) dedicando à oração e ao serviço dos pobres e dos doentes da época.

Vivendo a mesma espiritualidade, pensou-se em promover a camada feminina vulnerável presente na ilha de S. Vicente. Por isso, o referido centro surgiu em 1997 com objectivos de proporcionar um formação prática e pedagógica na área de culinária, renda, bordados, corte-costura e educação especial. As que mais beneficiaram dessa formação ad hoc são as adolescentes que perderam a oportunidade de frequentar o ensino secundário devido a gravidez precoce, problemas financeiros e familiares, e as mães solteiras.

Do centro já saíram dezenas de meninas com uma preparação razoável para entrar no mundo do trabalho e de emprego: fábrica de vestuário, hotéis, empregadas domésticas e outras que trabalham por conta própria.

Nestes últimos cinco anos o centro está mais virado para o acompanhamento e formação das meninas portadoras de síndrome down e atraso mental juntamente com outras adolescentes que não conseguem frequentar o ensino escolar ou as que já concluíram.

O que se pretende com este centro é dar espaço à socialização das referidas meninas juntamente com outras para um devido desenvolvimento humano e social.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Print