Skip to content

Assis: 800 anos atrás, o encontro entre Francisco e António

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Tem início na tarde deste sábado (29/5), na Sala de Imprensa do Sagrado Convento de Assis, uma série de iniciativas dos Frades Franciscanos, por ocasião dos 800 anos do encontro entre São Francisco e Santo Antônio. O evento, que tem como tema “Deus me deu um irmão: Francisco de Assis e Antônio de Pádua há oito séculos do Capítulo das Esteiras”, será transmitido on-line, com um momento de oração e exposição do relicário de Santo Antônio, presidido por dom Domenico Sorrentino, arcebispo de Assis, na Basílica Superior de São Francisco.

O evento, promovido pelos Frades das Províncias italianas de Pádua e Assis, recorda o encontro histórico, em 30 de maio de 1221, entre Frei Francisco e Frei António, jovem náufrago proveniente de Portugal, e todos os Frades da Ordem, que conseguiram chegar a Santa Maria dos Anjos para a grande assembleia do Capítulo das Esteiras.

“A iniciativa deste sábado será uma oportunidade para salientar a beleza do encontro entre os dois homens apaixonados por Deus, que continuam a inspirar a nossa vida e a de muitos homens e mulheres de boa vontade”, destacam Frei Marco Moroni, Custódio do Sagrado Convento de Assis, e Frei Roberto Brandinelli, Provincial da Província Italiana Santo Antônio de Pádua.

Confira a programação de hoje
Às 16h na Itália, 11h no horário de Brasília, será realizada uma coletiva na Sala de Imprensa da Basílica de São Francisco de Assis, sobre a iniciativa “Deus me deu um irmão”. Estão confirmadas as participações de dom Felice Accrocca, arcebispo de Benevento; Frei Pietro Maranesi, Instituto Teológico de Assis e Antonianum de Roma; Milvia Bollati (Univ. Cat. Milão); Frei Fábio Scarsato, diretor do “Mensageiro de Santo António”; Frei Carlos Trovarelli, Ministro geral dos Frades Menores Conventuais; António José Emauz de Almeida Lima, Embaixador de Portugal junto da Santa Sé. O moderador do encontro é Frei Enzo Fortunato, diretor da Sala de Imprensa do Sagrado Convento de Assis e da revista mensal “São Francisco”.

O encontro será transmitido ao vivo pelas seguintes páginas no Facebook: @sanfrancescoassisi e @messaggerosantantonio, e também pelo canal de São Francisco de Assis e do Mensageiro de Santo Antônio no YouTube.

Já às 19h na Itália, 16h no horário de Cabo Verde, na Basílica Superior de São Francisco de Assis, dom Domenico Sorrentino, arcebispo de Assis – Nocera Umbra – Gualdo Tadino, preside à oração da fraternidade, diante do relicário de Santo Antônio de Pádua. A iniciativa faz parte do Projeto “Antônio 2020-2022” para a valorização do triénio de aniversários antonianos.

Fonte: www.vaticannews.va